Coordenador : Joanna Maria Gonçalves de Souza Fabjan
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388521.2199.223201.01022023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes de Medicina Veterinária, estudantes surdos de diversas áreas interessados na Fisiologia da Reprodução, docentes do curso de medicina veterinária, bem como jovens surdos ainda fora do ambiente acadêmico que considerem a Medicina Veterinária ou alguma área nas grandes ciências como uma opção.
Local de atuação: Setor de Reprodução Animal e Fazenda Escola da Faculdade de Veterinária da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense
Objetivo
O presente projeto tem como objetivos: (1) Pesquisar, coletar, e reunir sinais-termo relacionados a área da Fisiologia da Reprodução, (2) Disponibilizar os sinais-termo coletados, além dos demais materiais produzidos, em um ambiente online com livre acesso, em parceria com o programa de Extensão Libras, Linguística e Divulgação (LiLinDiv) do curso de Letras da Universidade Federal Fluminense, a todos aqueles interessados em seu conteúdo, tanto dentro como fora da Universidade.
Resumo
O presente projeto tem como objetivo confeccionar um material na área da Fisiologia da Reprodução Animal na Língua Brasileira de Sinais em parceria com estudantes surdos do curso de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para a confecção do material, os alunos envolvidos no projeto teriam acesso ao setor de Reprodução Animal, bem como sua rotina, a fim de se familiarizarem com os procedimentos realizados e termos utilizados, visando uma melhor pesquisa e coletânea de sinais-termo para o estabelecimento do material proposto. Após a produção deste material, o intuito deste projeto é divulgá-lo em ambiente online com livre acesso junto ao programa de Extensão Libras, Linguística e Divulgação do curso de Letras da UFF que já realiza esse tipo de trabalho. O número de estudantes surdos têm aumentado significativamente nos últimos anos no ensino superior, e no que se refere a à UFF, cerca de 295 alunos com deficiência ingressaram entre os anos de 2015 a 2019; dentre eles, quatro se identificaram como surdos e 51 como deficientes auditivos. A Secretaria de Acessibilidade e Inclusão da UFF tem desenvolvido ações que propiciem meios para a integração e a inclusão destes discentes. A produção de materiais que contemplem as necessidades linguísticas desses estudantes é uma forma de contribuir para a promoção da acessibilidade, bem como o processo de confecção desse material estabelece também meios de interdisciplinaridade entre os cursos de Medicina Veterinária, Biologia e afins. Este projeto irá propiciar um contexto de integração que favorece o processo de inclusão acadêmico.